domingo, 23 de fevereiro de 2014

Lemon Curd

(imagem retirada da net)

O Lemon Curd (acho que se diz Coalhada de Limão em português) tem as mais variadíssimas aplicações, e cá por casa já foi utilizado em muitos doces, pois a acidez do limão é muito apreciada por estas bandas (com excepção da minha pessoa) e respectivos amigos. Muitas vezes, serve também para fazer aproveitamento dos muitos limões que recebemos dos meus sogros.

Deste vez, foi feito com o propósito de rechear uma Madalenas, que foram muito elogiadas por todos.

Esta receita encontra-se no Livro Base da Bimby.


Ingredientes:
160gr açúcar
2 limões
60gr de manteiga (uso Vaqueiro)
2 ovos

Preparação na Thermomix/Bimby:
1. Coloque no copo o açúcar e pulverize 20seg/vel9.
2 Junte a parte amarela das cascas de limão e rale 15seg/vel9.
3. Adicione a manteiga e o sumo dos limões e programe 1min/vel2.
4. Junte os ovos inteiros e programe 10seg/vel4.
5. Programe 7min/80ºC/vel2. Retire, passe por um coador fino para remover quaisquer restos da casca de limão, e reserve em frascos esterilizados no frigorífico.


Preparação Tradicional:
1. Rale a casca dos limões com um ralador fino, tendo o cuidado de ralar apenas a parte amarela.
2. Coloque num tacho pequeno a casca de limão, o sumo, o açúcar e a manteiga e leve a lume brando até a manteiga e o açúcar terem dissolvido. Retire do lume.
3. Bata os ovos num recipiente à parte, bem batidos, e adicione-os ao preparado anterior mexendo vigorosamente com um batedor de varas por forma a não se formarem grumos. Volte a colocar o tacho a aquecer em lume brando, tendo o cuidado de ir mexendo sempre, até a mistura começar a engrossar (se começar a ferver retire do lume) e libertar uma bolha ou duas.
4. Passe o Lemon Curd por um coador fino para remover quaisquer restos da casca de limão, e reserve em frascos esterilizados no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: