sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pão de Nozes e Figos Secos


Para quem segue assiduamente o programa Masterchef, esta receita não é desconhecida uma vez que foi apresentada na primeira Masterclass da 4ª temporada. Eu adoro este programa! É tão bom ver aquelas pessoas, cozinheiros amadores, a cozinharem tantos pratos maravilhosos, sendo ao mesmo tempo uma grande lição de humildade, pois faz-me perceber que ainda tenho um longo caminho a percorrer no que diz respeito a técnicas e conhecimentos culinários.

Feita a "introdução" à receita, deixem-me dizer que este pão fez o maior sucesso entre os meus pais e as colegas da minha mãe (pessoalmente nem eu nem o R. apreciamos este tipo de pão), tanto, que este fim-de-semana devo de repetir a dose para lhes oferecer novamente. É trabalhoso e demorado de fazer mas vale muito a pena.


Ingredientes:
335ml de água
10gr de sal
400gr de farinha sem fermento
100gr de farinha de trigo integral
5gr de levedura seca
nozes q.b.
figos secos cortados aos pedaços q.b.

Preparação na Thermomix/Bimby:
1. Colocar a água e o sal no copo e programar 2min/37ºC/vel2.
2. Adicionar metade das farinhas e a levedura e programar 8seg/vel6.
3. Adicionar as restantes farinhas e programe 2min/velocidade espiga.
4. Retire a massa do copo. Forme uma bola achatada e de seguida agarre cada uma das pontas com uma mão e estique a massa longitudinalmente até esta ficar bem esticada mas sem romper. Adicione por cima da massa as nozes e figos secos aos pedaços a gosto (a adição destes ingredientes apenas é feita nesta primeira vez). Pegue num dos lados e comece a enrolar a massa sobre si mesma utilizando os polegares para ajudar a dar forma à massa. Volte a esticar e a enrolar a massa mais 5 vezes.
5. Deixe levedar durante 1h tapando a massa preferencialmente com um pirex transparente que permita que esta cresça. Durante esta hora volte a amassar a massa a cada 20 minutos. 
6. Depois de amassar a terceira e última vez, molde a massa de acordo com a forma que pretende para o pão e deixe levedar durante mais 1h em cima de um tabuleiro/prato/tábua e tapado com um saco de plástico. O saco de plástico tem de ter tamanho suficiente para que a massa possa levedar e crescer à vontade.
7. Pré-aqueça o forno a 250ºC.
8. Ao fim do tempo de levedura final, dê uns cortes na massa, coloque-a dentro do forno, preferencialmente em cima de uma tábua com semolina em cima para o pão não agarrar, e baixe a temperatura do forno para os 200ºC. Deixe cozer durante cerca de 30 minutos.

Preparação Tradicional:
1. Misture todos os ingredientes à mão. Será preferível utilizar água ligeiramente morna (cuidado para esta não estar muito quente pois pode "matar" a levedura).
2. Forme uma bola achatada e de seguida agarre cada uma das pontas com uma mão e estique a massa longitudinalmente até esta ficar bem esticada mas sem romper. Adicione por cima da massa as nozes e figos secos aos pedaços a gosto (a adição destes ingredientes apenas é feita nesta primeira vez). Pegue num dos lados e comece a enrolar a massa sobre si mesma utilizando os polegares para ajudar a dar forma à massa. Volte a esticar e a enrolar a massa mais 5 vezes.
3. Deixe levedar durante 1h tapando a massa, preferencialmente com um pirex transparente que permita que esta cresça. Durante esta hora volte a amassar a massa a cada 20 minutos. 
4. Depois de amassar a terceira e última vez, molde a massa de acordo com a forma que pretende para o pão e deixe levedar durante mais 1h em cima de um tabuleiro/prato/tábua e tapado com um saco de plástico. O saco de plástico tem de ter tamanho suficiente para que a massa possa levedar e crescer à vontade.
5. Pré-aqueça o forno a 250ºC.
6. Ao fim do tempo de levedura final, dê uns cortes na massa, coloque-a dentro do forno, preferencialmente em cima de uma tábua com semolina em cima para o pão não agarrar, e baixe a temperatura do forno para os 200ºC. Deixe cozer durante cerca de 30 minutos.


Bom proveito!

1 comentário:

Opinaram: