domingo, 15 de setembro de 2013

Tarte de Maracujá


Esta receita é uma receita muito antiga da minha família, e veio da África do Sul quando o meu primo regressou de lá em definitivo para Portugal. Faz sempre sucesso e é daquelas em que é rara a vez que não me pedem a receita por isso, a todos aqueles que já a tinham pedido e eu nunca ainda a tinha dado peço desculpas uma vez mais mas agora fica para todo o sempre na net. :)

Este tipo de doce não tenho por hábito fazer para um lanche mas, como deve de ser a sobremesa favorita do meu amigo Francisco não hesitei em fazer. Como a receita que tinha era feita seguindo métodos tradicionais tive de desenvolver um método para também a puder fazer na Bimby.

Ingredientes:
1 pacote de bolacha torrada
95gr de manteiga amolecida
250gr de água
1 saqueta de gelatina de ananás
1 lata de leite condensado
9-11 maracujás roxos

Preparação Tradicional:
1. Arranjam-se os maracujás raspando-se o conteúdo para um recipiente e reserva-se. Se os maracujás estiverem um pouco mais secos utilizam-se mais que 9 até um total de 11 normalmente ( de evitar ficar com a parte cor de rosa que por vezes vem agarrada às sementes.
2. Tritura-se o pacote de bolacha na 1,2,3 até estar desfeito em pó.
3. Mistura-se com a manteiga amolecida e forra-se o fundo de uma tarteira de fundo amovível com este preparado e coloca-se no frigorífico.
4. Coloca-se os 250gr de água a ferver num recipiente e adiciona-se o conteúdo de uma gelatina de ananás. Mexe-se até a gelatina estar desfeita.
5. Ao preparado anterior adiciona-se o leite condensado e mexe-se muito bem, adicionando-se em seguida o conteúdo dos maracujás reservado.
6. Coloca-se este preparado em cima do preparado de bolacha e vai ao frigorífico durante pelo menos umas 3-4 horas antes de estar pronto a servir.

Preparação na Thermomix/Bimby:
1. Coloca-se o pacote de bolacha dentro do copo e dá-se 3 toques de turbo. De seguida programe 15seg/vel10.
2. Adicione a manteiga cortada em pedaços e programe 1min/50ºC/vel1. de seguida programe 30seg/50ºC/vel4 para envolver bem a bolacha com a manteiga.
3. Barre uma tarteira de fundo amovível com o preparado de bolacha e reserve no frigorífico. Passe o copo por água para remover os restos de bolacha.
4. Coloque 250gr de água no copo e aqueça até os 100ºC. Depois junte o pacote de gelatina de ananás e programe 15seg/vel4.
5. Adicione o leite condensado e o conteúdo dos maracujás e programe 10seg/vel4/colher inversa.
6. Coloque o preparado em cima do preparado de bolacha anterior e leve ao frigorífico.

Nota: Esta sobremesa deve de ser feita 3-4 horas pelo menos antes de querer servir.

Bom Proveito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: