quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tarte de Limão Merengada



Esta tarte foi feita especialmente a pensar na minha mãe que adora tudo o que leve limão. Confesso que tenho uma boca assim mais a dar para o doce mas de vez em quando temos que mimar as nossas mães. 

A parte de fazer a Massa Quebrada não correu lá grande coisa, especialmente a parte em que tive de estendê-la com um rolo. Acho que eu e rolos de cozinha teríamos muito mais sucesso em tarefas semelhantes à da padeira de Aljubarrota (sim eu sei que não era com um rolo da massa mas vamos ser criativos sim). Resultado, em vez de uma camada fininha de Massa Quebrada, fiquei com uma camada, chamemos-lhe vá, "generosa".

No fim todos gostaram do sabor mas segundo a minha mãe devia de saber ainda mais a limão (a sério aquela mulher podia chupar limões todos os dias com o mesmo prazer com que eu como um bolo de brigadeiro!).

Não ficou tão boa como a Tarte de Limão Merengada especialidade da minha colega Elsa. Hei-de lhe pedir a receita e fazer pelo método tradicional e colocar aqui no blog também.

Uma vez mais segui as receitas do Livro Base.

Ingredientes p/ a base:
300gr de farinha
130gr de manteiga
70gr de água
1/2 c. de chá de sal
1/2 c. de chá de açúcar

Ingredientes p/ o creme:
4 gemas de ovo
200gr de água
50gr de amido de milho
130gr de açúcar
40g de sumo de limão
40gr de manteiga

Ingredientes p/ o merengue:
4 claras de ovo
50 gr de açúcar
umas gotas de limão
1 pitada de sal


Preparação Thermomix/Bimby:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Preparar a Massa Quebrada, colocando todos os ingredientes no copo pela ordem indicada, e programando 15seg/vel6. Estenda com o rolo da massa e forre uma tarteira de fundo amovível. Pique com um garfo a base da massa para que não cresça quando estiver a cozer e coloque-a no forno durante cerca de 15 minutos. Retire e reserve.
3. Deite todos os ingredientes do creme no copo e programe 5min/90ºC/vel4. Assim que terminar este tempo deite imediatamente o creme em cima da base da tarte reservada.
4. Pese o açúcar do merengue e reserve.
5. Com o copo completamente limpo coloque a borboleta, as claras, o limão e o sal e programe 6min/vel3. Nos 30 segundos finais adicione o açúcar através do bocal da tampa. 
6. Cubra a tarte com este merengue e leve ao forno para dourar.

Bom apetite :)

P.S.
Para a próxima é melhor passar a toalha a ferro antes de tirar a foto :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: