terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pão Saloio




Necessitava de um pão simples daqueles bons para torrar e por manteiguinha, e achei que a receita de Pão Saloio do livro base era a ideal. Uma vez mais, e apesar deste ter levedado qualquer coisa não levedou aquilo que era esperado, pelo menos comparando aquilo que obtive com o que está na foto. Como se um pão não fosse desafio suficiente, achei que a receita de Pão Rústico também me parecia muito bem, mas para levar para o trabalho durante a semana.

Esta coisa do levedar e do fermento não é definitivamente algo que eu trate por "tu". Trato mesmo por "Exmo." e mesmo assim a coisa corre tão mal, mas tão mal! Se o Pão Saloio ficou comestível, qualquer semelhança entre o Pão Rústico e um frisbee não era mera coincidência. Não se aproveitava nada! O meu gajo bem diz que o problema deve de ser do fermento que não é de qualidade (é um fofo) e só mesmo ele para se arriscar a comer aquilo (e ainda a dizer que se come). Bendito seja!


Pão Saloio

Ingredientes:
300gr de água
2 c. de chá
500gr de farinha tipo 65
1/2 saqueta de fermento seco (cerca de 5gr)


Preparação Thermomix/Bimby:
1. Coloque no copo a água e o sal e programe 2 min/37ºC/vel2.
2. Junte metade da farinha, o fermento e programe 8seg/vel6.
3. Adicione o resto da farinha e programe 2min/velocidade espiga.
4. Deixe levedar num local morno e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 min.

1 comentário:

  1. Olá!
    Eu já fiz esta receita algumas vezes e utilizo fermento de padeiro. O resultado é bastante bom. É uma questão de experimentar outro fermento :-)

    ResponderEliminar

Opinaram: