quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pão de Espelta e Trigo Sarraceno




Esta foi a minha 2ª tentativa (que virou 3ª como explico mais à frente) de fazer pão na minha vida. Digamos que antes de ter a Bimby, aquela coisa toda de amassar o pão à mão era coisa para me maçar muito e achar que, entre esse trabalhão todo e ir à Padaria, mais valia optar pela 2ª hipotese. 



Ora se a 1ª tentativa de fazer pão me correu maravilhosamente bem (fiz a trança que vem na capa do livro Base) com este pão já não tive a mesma sorte. Na 1ª tentativa em vez de utilizar fermento de padeiro utilizei daquele seco de pacotinho (achando eu na minha santa ignorância que era a mesma coisa) e a água, que era suposto estar morna, estava assim mais para o a ferver. Resultado, devo de ter matado a levedura todinha logo ali pois a porcaria do pão não cresceu nem 1 cm mas, teimosa como sou, achei que devia de o tentar cozer no forno a ver o que dava. No fim, posso dizer-vos que criei uma bela arma letal pois aquilo atirado à cabeça de alguém era capaz de fazer um valente estrago. Na 2ª tentativa já utilizei o fermento próprio e a água já estava assim mais para o morna e a coisa lá levedou mas, ainda falta qualquer coisa pois o pão ficou saboroso mas um pouco maçudo. 



Esta receita pode ser encontrada no livro Cozinhar à minha Maneira.


Ingredientes:
350gr de espelta em grão
150gr de trigo sarraceno
350gr de água morna
40 gr de fermento de padeiro fresco
1 c. chá de mel
2-3 c. chá de sal
40g de vinagre (usei de vinho branco)
90 gr de sementes de girassol
90 gr de sementes de abóbora
50 gr de sementes de sésamo
manteiga
flocos de aveia



Preparação Thermomix/Bimby:
1. Coloque no copo 250gr de espelta e pulverize 1 min/vel 10. Reserve.
2. Coloque no copo o resto da espelta e o trigo sarraceno e pulverize 1min/vel10 e reserve juntamente com o preparado anterior.
3. Coloque no copo a água, o fermento, o mel e misture 5seg/vel3.
4. Junte o preparado de farinhas, o sal, o vinagre, as sementes de girassol, abóbora e sésamo e amasse 4 min/fechada/vel trigo (não faço a mínima ideia como traduzir este símbolos para aqui :P)
5. Unte com a manteiga uma forma de bolo inglês (cerca 30 x 12 x 10 cm) e polvilhe com flocos de aveia. Verta a massa para dentro da forma. Polvinhe com flocos de aveia e deixe levedar durante cerca de 1 hora.
6. Pré-aqueça o forno a 220ºC e leve o pão a cozer durante cerca de 40 minutos.
7. Deixe arrefecer na forma durante cerca de 15 minutos antes de o retirar da forma.


Bom Proveito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: