quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Leite de Creme




Como sou intolerante à lactose (comecei com esta parvoíce aos 20 e tal anos), normalmente quando chega a parte das sobremesas fico sempre a olhar para os outros a comerem (ok podia comer fruta, mas não sou pessoa de comer frutinha depois da refeição). Por isso chegou a altura de deitar mãos à obra e adaptar algumas receitas de modo a puder usufruir do mesmo tipo de prazeres. Bem sei que por vezes não são iguais ao original mas é melhor que nada. 

Uma das minhas sobremesas preferidas é Leite de Creme. Não adoram aquela sensação do açúcar queimado a quebrar aquando da primeira colherada, e depois sentir aqueles bocadinhos rijos do açúcar a serem trincados enquanto desfrutamos da textura suave do Leite de Creme? Depois disto tudo é óbvio que o primeiro teste tinha de ser mesmo um Leite de Creme. E devo de confessar que não fiquei nada desiludida muito pelo contrário! Altamente recomendável!

A fonte de inspiração para este Leite de Creme consta do Livro Base da Bimby.



Ingredientes:

1l de leite de soja baunilhado
6 gemas de ovos
120 gr de açúcar
40 gr de maizena (ou menos se preferirem um creme menos espesso)
casca de um limão, mas só a parte amarela
1 pau de canela
Açucar amarelo para polvilhar


Preparação Thermomix/Bimby:

1. Juntar todos os ingredientes com a excepção do pau de canela e da casca de limão e pela ordem indicada e programe 15s/vel 3.5.
2. Para ficar com o máximo de casca amarela e o mínimo de branca (que não ajuda em nada ao sabor muito pelo contrário) o método mais simples é descascar o limão com aqueles descascadores de cenoura. Tirada a casca do limão, adiciona-se esta, o pau de canela e a maizena e programa-se 12 min/90ºC/vel 2.5 com colher inversa.
3. Quando estiver pronto, retire as cascas de laranja e o pau de canela, coloque em taças individuais e leve ao frigorífico.

Quando for para servir, coloque o açúcar amarelo e queime com um ferro próprio ou um queimador.


Bom Proveito :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: