terça-feira, 3 de setembro de 2013

Lasanha de Bacalhau e Espinafres




Este é um dos pratos preferidos do meu companheiro e volta e meia, lá me pede para o fazer, mas confesso que ultimamente andava com preguiça. Não por ser especialmente trabalhoso ou difícil (é uma lasanha e lá há coisa mais fácil de fazer?) mas porque tem estado demasiado calor para ligar o forno mas, como fiz pão nesse mesmo dia, decidi juntar o útil ao agradável.

A todos os amigos que ao tempo que me andavam a pedir a receita e eu sempre a prometer que a ia dar aqui vai. Vai muitoooo atrasada eu sei mas não foi por mal, já sabem que isto não é defeito é feitio :)

A fonte de inspiração deste prato veio daqui: http://vaqueiro.pt/receitas/detalhe/1420/lasanha-de-espinafres-e-bacalhau




Ingredientes:

2 pacotes de bacalhau desfiado 
2 cebolas médias
8 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
9 ovos médios
1 pacote de espinafres salteados com alho
500 gr. de molho bechamel (fiz o meu próprio com leite de soja)
placas de lasanha
pão ralado aromatizado / queijo


Preparação:

Descasque as cebolas e parta-as em rodelas muito fininhas e posteriormente em meias luas. Descasque 4 dentes de alho e lamine-os também de forma muito fina e adicione às cebolas assim como a folha de louro. Coloque azeite q.b. e leve a lume médio. Assim que a cebola começar a ficar transparente, adicione o bacalhau já devidamente descongelado e escorrido do excesso de água (mas não totalmente seco). Tape o tacho e deixe em lume médio tendo o cuidar de ir mexendo de vez em quando.

Paralelamente coloque a cozer os ovos. Depois de cozidos descasque-os e lamine-os (existem uns laminadores próprios muito baratos que pode e deve utilizar).

Quando o preparado do bacalhau estiver já com muito pouco molho, retire a folha de louro e adicione-lhe 300 ml de molho bechamel. Deixe levantar fervura, envolva todo o preparado muito bem, prove e rectifique os temperos se for caso disso. Assim que estiver no ponto desligue o lume e deixe arrefecer até ficar morno.

Num wok, coloque azeite q.b., os restantes alhos cortados aos cubinhos e a totalidade do pacote de espinafres salteados com alho já devidamente descongelados. Deixe saltear por cerca de 2 minutos tendo o cuidado de ir mexendo várias vezes ao longo desse tempo. Desligue e retire do lume.

Numa travessa que dê para cerca de 6-8 pessoas comece por colocar as placas da lasanha seguidas de metade do preparado de bacalhau. A seguir deverá cobrir com metade dos ovos e depois com metade do preparado de espinafres. Coloque outra camada de placas de lasanha e repita o processo anterior. Por fim coloque a última camada de placas de lasanha e cubra com o restante molho béchamel. Cubra com pão ralado ou queijo (de acordo com o seu gosto ou restrições alimentares) e leve ao forno a 180ºC durante 10-15 minutos.


Bom proveito :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: