sábado, 28 de setembro de 2013

Cannelones de Carne com Molho de Tomate


Comida italiana é algo muito apreciado aqui por casa mas comemos menos vezes do que o desejado por causa do trabalho que dava (sim que isto agora com a Bimby é muito mais despachado). 

Andava para fazer uns canelones de carne, daqueles bem tradicionais, vai para lá de um tempão e resolvi experimentar uma receita que vem no livro "Itália". Posso desde já dizer-vos que o sabor estava todo lá apesar de o aspecto não ser o melhor. Como tinha dito aqui estava em multitasking, e a segunda tarefa era mesmo esta. Resultado, se o outro não correu brilhantemente este seguiu-lhe o exemplo.

Desta experiência aprendi as seguintes lições:
- Deixar a mistura da carne arrefecer bem antes de a tentarem colocar no saco de pasteleiro e posteriormente dentro dos canelones (só assim para evitar umas queimaduras nada simpáticas);
- Utilizar canelones dos maiores e não dos pequenos devido a problemas de limitação de espaço da Varoma, o que leva a que fiquem todos encostados que consequentemente leva a um resultado desastroso (colam-se uns aos outros);
- Ter a Bimby pronta para começar a cozinhar os canelones assim que estes acabam de ser enchidos com a mistura de carne. Deixar os canelones à espera enquanto se acaba de fazer qualquer outra coisa na Bimby não é boa ideia pois começam a estalar e é meio caminho para se abrirem depois de cozidos.


Ingredientes:
Canelones
80gr de queijo Parmesão (não usei)
100gr de cebola
1 dente de alho
20gr de salsa
100gr de cenoura
100gr de courgete
30gr de azeite
1 lata pequena de tomate aos pedaços (400gr - utilizei tomate mesmo)
30gr de vinho branco
1.5 c. chá de sal
pimenta q.b.
500gr de carne de vaca magra picada (utilizei uma mistura de carne de vaca e de perú)
1 c. sopa de oregãos

Molho de Tomate
200gr de cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
40gr de azeite
1kg de tomate chucha maduro cortado aos pedaços
10gr de vinho branco
2 c. chá de oregãos
1 c. chá de sal
0.5 c. de chá de pimenta


Preparação na Thermomix/Bimby:
1. Rale o queijo 10seg/vel9 e reserve.
2. Coloque no copo a cebola, o alho, a salsa, a cenoura, a courgette e o azeite e pique 5seg/vel5. Refogue programando 5min/varoma/vel1.
3. Junte o tomate, o vinho e os temperos e programe 5min/varoma/vel1.
4. Adicione a carne e os oregãos envolvendo-os muito bem no preparado anterior com a ajuda da espátula e programe 15min/100ºC/inversa/velocidade colher. Retire e deixe arrefecer bastante.
5. Sem lavar o copo prepare o molho. Coloque a cebola, os alhos, a cenoura e o azeite e programe 5seg/vel5. Refogue programando 5min/Varoma/vel1.
6. Entretanto recheie os canelones com a mistura de carne preparada utilizando para tal um saco de pasteleiro com uma abertura na ponta. Disponha-os na Varoma, previamente untada, deixando um pequeno espaço entre eles para que não se peguem (a receita bem avisava mas os canelones eram tão pequenos que aquilo deu para uma caixa quase inteira deles). 
7. Coloque no copo os restantes ingredientes para o molho, a Varoma e programe 29min/Varoma/vel1.
8. Quando o tempo estiver quase a terminar, pré-aqueça o forno a 200ºC.
9. Coloque os canelones num pirex untado, regue com o molho e polvilhe com o queijo reservado (não utilizei). Leva ao forno para gratinar.


Bom Proveito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: